segunda-feira, 26 de julho de 2010

Preconceito não, mas Conceito

Preconceito significa um juízo ou idéia sobre algo, antes de conhecer melhor sobre a pessoa, coisa ou assunto. Isso leva a comportamentos discriminatórios em relação a outras pessoas e costumes diferentes aos praticados no meio de convivência de alguém. Hoje em dia, com a globalização e a maior liberdade de expressão, vivemos a defesa da variedade e liberdade de escolha e ser diferente não é mais “diferente”. Podemos notar isso nos vários grupos sociais e estilos que existem por aí. Porém, até hoje existem pessoas que antes mesmo de saberem melhor ou conhecerem mais sobre, já criam aversão por coisas que, talvez, nunca tenham se aproximado o suficiente para entender melhor. Isso me lembra de quando era criança e era super chata para comer. Tudo que era diferente eu simplesmente torcia o nariz e me recusava a comer. Até que um dia, frente a uma tigela com arroz japonês bem quente, shoyu e um ovo quebrado em cima (sim! Estava meio cru ainda!), dei um “piti” falando que era nojento e meu pai me deu uma lição que não se aplica somente a comidas diferentes: “Você nunca vai saber se gosta se não provar”. Ou seja, “Você nunca vai saber o porquê de não gostar de algo, de uma cultura ou de alguém se não experimentar ou conhecer melhor”. No final, essa mistura que pode parecer estranha fica muito boa! Então, antes de criarmos alguma opinião sobre uma cultura diferente, podemos tentar conhecê-la melhor antes de dizermos se é pior ou não do que a nossa, assim como pessoas que tem costumes diferentes e de etnias diferentes. Com isso podemos praticar o Conceito, que seria criar julgamentos sobre determinados assuntos nos baseando no que conhecemos e já vivenciamos. Assim, saberemos se estamos certos com nosso julgamento ou não, sabendo respeitar ao próximo assim como queremos que nos respeitem por nossas diferenças.

5 comentários:

Nara disse...

Preconceito realmente me irrita MESMO! "Sentimento" mais feio e ignorante!

Beijo,
Nara

Lucão disse...

é tão difícil conseguir a serenidade pra nos despirmos de todo tipo de preconceito, pq é um sentimento msm que se estende por mtos caminhos e se camufla em tantas facetas em meio a uma cultura.
entende?
é dificil mas deve ser perseguido e depenado sem dó.
:)

beijos!

Geisa disse...

Chen,
Também acho que precisamos nos esforçar para questionar nossos conceitos e que temos que nos permitir testar as coisas novas! Essa proposta de praticar o Conceito é muito interessante!!!
Bjocas

Chen disse...

Nara,
Verdade né? Pena que ainda tem muita gente que faz isso ainda... =/

Beijos!
___________________

Lucão,
Entendo, por mais camuflado e escondido que seja devemos trabalhar para que essas pessoas entendam que não é errado ser "diferente", pois aos olhos de outro ele é, em algum aspecto, "diferente" também.

Beijos!
__________________________

Geisa,
Obrigada! Sim antes de tudo temos que manter a mente aberta e explorar o novo, conhecer pelo menos antes de ter uma opinião formada.

Beijos!

Daniel Savio disse...

Eu não vou mentir dizendo que tenho os meus preconceitos, mas se tratando de humanidade, sou um pouco mais mente aberta (e até deixo o pessoal se mostrar a que veio)...

Fique com Deus, menina Chen.
Um abraço.