sexta-feira, 16 de julho de 2010

A Maior Estilista do Século XX

Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, uma mulher a frente de seu tempo.Suas criações influenciaram e até hoje ditam tendência e comportamentos.
Coco aboliu os vestidos armados em favor de um jeito de vestir prático e confortável; criou roupas e acessórios que hoje se encontram expostos em museus; sempre preferiu o trabalho à conveniência de um casamento e montou, sozinha, um império equivalente a 4,5 bilhões de dolares.
Independente, bem-sucedida e com estilo, assim Coco desejava que a mulher fosse nos anos 20. E para vestir essa "miss independent" ela criou os tailleurs, colares de pérolas, as bolsas de couro de carneiro com correntes douradas e o famoso vestido "pretinho básico".
Mas foi o seu perfume, o Chanel nº 5, tido como o mais vendido no mundo , que a tornou bilionária. "Um perfume de mulher com cheiro de mulher". Dentro de um frasco art déco, que foi incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959 , o Chanel nº 5 foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista.
A escolhi para colocá-la na posição de "gênio", pois ela foi não só uma estilista de sucesso, mas sim uma mulher vitoriosa. Um exemplo. Quebrou barreiras, modelos e padrões. Mostrou que a mulher podia ser muito mais do que a sombra de um homem, podia ser seu espelho! "Eu criei um estilo para um mundo inteiro.Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda."
Coco Chanel

7 comentários:

Ana B. disse...

Acho que ela merece a posição, afinal, modificou muita coisa...

E que bom que uma mulher foi citada! xD

Geisa disse...

Puxa Vida, Naty!

Adorei sua postagem! Essa homenagem foi tocante! A Coco está presente até hoje e quebrou muitos paradigmas! Compartilho da ideia de colocá-la na posição de gênio!

Bjos!

Nara disse...

Muito chique, né?
Dá até gosto!

Beijo,
Nara

Raquel de Carvalho disse...

Aaahhh... eu assisti o filme da história dela!!! Muito bacana!!!!!!

Beijoss

Daiany Maia disse...

Naty,

Eu achei a escolha merecida e muito boa.

Acho que essa semana demonstrou que não existe um único gênio, na realidade, a genialidade parece ser medida pelo contexto onde se encontra. Cada um é considerado gênio dentro da sua propria arte, e assim tem que ser com a Channel.

O corte de cabelo tambem é dela, nao é?

Ótimo texto!

beijo

Natália disse...

Meninas..obrigada pelos comentários!!
Chanel foi uma mulher exemplo sim. E a nossa classe foi bem representada neh! hehehe
Por causa dela e muitas outras temos os direitos que temos e somos quem somos.
E para se igualar aos genios aqui mostrados, a escolha não podia ser diferente!
Bjsss

Cristian disse...

Eu acho que estes são os pioneiros no estilo. E isso é especialmente importante porque é um momento em que as mulheres não foram considerados pela maioria da sociedade e é por isso que foi passo muito importante, tanto aqui e com print artist