sábado, 1 de outubro de 2011

Ela tem sono leve

Tema da semana: Inveja
O que é inveja? É o sentimento que muitas pessoas têm quando querem aquilo que é do outro. A definição é bem simplista, mas é isso mesmo.  Atentem ao fato: QUERER O QUE É DO OUTRO.
Há uma linha tênue que separa comentários como “nossa, que cabelo lindo” daqueles como “quero SEU cabelo, quero SUA roupa”. Não consigo digerir essa história de inveja boa, inveja branca. Inveja é inveja, é você querer o que é do outro, tantas vezes SER o outro. Se não é isso, só posso dizer que é admiração.
O problema é que vemos, hoje, pessoas que carregam consigo um conceito meio distorcido do que é inveja. Muitas vezes você fala que não gosta de uma pessoa X e pelo fato de ela ser bonita, rica, gostosa, logo aparece um abençoado para dizer que você está invejando o outro. Mania de distorcer. Preguiça.
Mas será que estamos, de fato, livres desse sentimento? Pra mim é um dos piores, uma vez que  ele pode, inclusive, levar ao ódio. Inveja, olho gordo, mau olhado, isso não faz nada bem pra gente. Suga nossas energias, acredito muito nisso.
Sinceramente, posso dizer que não sou invejosa. Tenho mil defeitos, mas inveja não me pertence. Nem quando digo que tenho inveja de um famoso, se alguém próximo vai fazer algo que eu gostaria, estou de fato invejando. Quero caminhar com minhas próprias pernas, construir minha história sem precisar ‘tomar algo de alguém’.  Nada de ser xerox de ninguém, se é que me entendem. Inveja aqui não tem vez, por mais que ela tenha sono leve. 


3 comentários:

Ana B2 disse...

é... eu acho que o que separa td é vc achar que se o outro nao tiver, vc terá. cosias assim

querer algo igual ao do outro, nao é exatamente querer o dele

sei lá...

mas a linha é tênue mesmo

=)

Maria Rita disse...

Pior é que tem gente que quer o que é do outro mesmo. Sei de casos que a pessoa falou "quero essa bolsa", a outra falou "vou te dar uma" e teve como resposta "não, eu quero ESSA". Pra quê? Não entendo.

renatocinema disse...

Bom argumento: inveja é bem diferente de admiração.


Perfeito