sábado, 19 de novembro de 2011

Vida, escolhas, aprendizado


Tema da semana: escolher um incidente e desprezar outro é um modo de inventar a própria vida.
“A vida é feita de escolhas”. Tenho reforçado isso a cada episódio de Being Erica que vejo. Já falei sobre a série anteriormente e uma frase muito forte dita pelo personagem Dr Tom é “somos a escolha das nossas decisões”. A partir do que escolhemos, dos caminhos que percorremos, nossa vida vai sendo moldada, inventada.
Não acertamos o tempo todo, é através dos erros e dos incidentes escolhidos ou deixados na prateleira que vamos nos aprimorando. Faz parte do aprendizado errar, acertar, cair, levantar.
Acontece também que a gente acha que inventa, a gente acha que escolhe, mas não é simples assim. A gente não vive sozinho no mundo e é aí que o bicho pega. Nossas escolhas muitas vezes mexem com as escolhas alheias, o nosso bater de asas aqui vira um tufão na casa daquele conhecido ali ao lado. Qualquer semelhança com a tal Teoria do Caos não é mera coincidência. São as nossas decisões que definem caos e calmarias futuras.
Seria tudo lindo se essas decisões dissessem respeito somente a nós mesmos. Mas não é isso que acontece.  O que deve ser decidido pra mim às vezes é algo que o outro deve ou quer  ignorar. Portanto, é preciso tomar muito cuidado. Fácil não é.


Um comentário:

Rosanna disse...

Eu gostaria muito que algumas pessoas que me cercam tivessem consciência de que as decisões delas afetam e muito a vida dos outros... Especialmente a minha. Eles pensam "a vida é minha e as decisões são minhas tbm e vc ñ tem nada com isso", olha não é verdade mesmo, estou cansada de ser afetada pelas decisões alheia... o que mais me irrita é que qdo sou eu quem vai tomar as decisões, penso em todo mundo, mas até quando? Quando é que alguém vai se preocupar com o que eu quero, o que eu acho, o que eu sinto? Até quando vou pensar nos outros e ninguém vai pensar em mim?