sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"She is in Wonderland"

Uma jornalista, mesmo que futura, lê alguns livros na vida,hehe... Mas não vou referir-me a teoricos ou filosofos agora, mesmo gostando de muitas obras.
O livro que marcou minha vida foi : Alice no Pais das Maravilhas.
Se alguém perguntar para a minha mãe, qual era a minha história preferida quando criança, ela não relutante falará: "Alice!" . Já que a fiz várias vezes ler essa história para mim ou assistir o filme comigo.
Bom, o livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai em uma toca de um coelho e lá dentro descobre um mundo diferente, fantástico. Incluindo flores falantes, chapeleiro maluco, um gato azul e risonho, além da Rainha de copas, a personificação má na história.
Há varias analises psicanaliticas sobre a obra, é um assunto muito legal para ser estudado a fundo, pois uma história tão louca não poderia ser criada ser propósito e com finalidade nenhuma.
Esse ano, o renomado diretor Tim Burton, assumIU a frente do filme de Alice, mas essa versão se passa 13 anos após a história original, com Alice já com 19 anos. Ela está prester a ser pedida em casamento, por um burguês, e desesperada foge atrás de um coelho que aparece nos jardins da mansão de seu futuro marido. Assim ela esta voltando ao mundo fantástico, que havia visitado quando tinha 6 anos, e não se lembrava.
Um filme muito bom, pois transporta para o campo visual algo que sempre ouvimos e lemos nos livros, além de contar com todo a adaptação que Tim dá a obra. Além de ter a presença de Johnny Depp, ai desculpem, mas ele é meu ponto fraco...hehehehe.
Por quê eu gosto dessa história? Realmente eu não sei, acho que porque tenho uma criatividade um pouco expansiva, adoro imaginar situações e cenas, além de ser apaixonada pela idéia de existir um mundo diferente do nosso.
Espero que tenha deixado vocês com vontade de ler o livro ou assistir ao filme dessa história maluca mas intrigante de Alice no País das Maravilhas.

2 comentários:

Daniel Savio disse...

Eu gostei do filme, mas na esteira do sucesso do filme, acabaram lançando uma adaptação em quadrinho do próprio filme, bem como um mangá com a tematica da Alice sendo ainda criança...

Fique com Deus, menina Naty.
Um abraço.

Ana B. disse...

Eu acho que todo mundo deveria ler Alice... mas, ao mesmo tempo, acho um pouco entediante para um adulto e um pouco forte para uma criança. Como se o livro estivesse em um limbo, algo assim...

A criança realmente não vai perceber. Mas o narguile, o bolo que faz crescer, e diminuir e outros elementos, não me parecem mto inocentes.