terça-feira, 28 de setembro de 2010

Salgado ou doce, nem sei bem.

A insatisfação e a melancolia são parentes próximas, primas de primeiro grau, talvez. Sem motivo aparente a melancolia vem e se instala. Na realidade, ela se aproxima, fala um oi e nós flertamos com ela. A melancolia tem um 'quê' de charme, é sedutora. A melancolia faz a vitrola da memória tocar um blues e sem que você perceba já se rendeu a uma ou três doses.

O fato é que flertamos com a melancolia porque estamos insatisfeitas, e a insatisfação, essa ingrata, não faz seleção: se insatisfaz pelo excesso ou pela falta - tanto faz. Possivelmente a pessoa nem saberá dizer bem o que a incomoda, apenas se retorcerá com a dor da cãibra.

A insatisfação muitas vezes faz com que a pessoa se torna saudosista daquilo que nem viveu. Ela sente falta do seria. Dos lugares que visitaria com certeza. A insatisfação te oprime com a imagem no espelho que você nunca foi. Te cobra por aquele relacionamento que nunca existiu. A insatisfação  te joga na cara tudo o que você poderia viver e não vai.

Só que a Insatisfação tem dois irmãos gêmeos, um idêntico e outro pouco semelhante. Os três de personalidades distintíssimas. Os irmãos da Insatisfação se chamam Inconformismo e Planejamento.

A insatisfação é a que nasceu primeiro, é a que antecede os outros em tudo. Mas ela por si mesma não faz nada, só resmunga e resmunga. O inconformismo é estouradinho, resmunga também, mas se predispõe a fazer e é nesse momento que ele chama o Planejamento.

O Planejamento tem personalidade forte, sobressai aos outros. Estabelece etapas e cumpre. A Insatisfação vem, não sabe dizer bem qual o problema, mas sabe que existe (até por quê, tudo e nada pode ser problema). O Inconformismo chega falando alto, dando tapas na mesa, apresentando teorias e teorias mas empaca, daí o Planejamento dá um sorrisinho, diz que vai dar trabalho, mas que é preciso se mexer – e estabelece as fases, os degraus para – senão resolver – ao menos minimizar o problema.

A insatisfação é bacaninha, mas amplie o círculo de amizade, conheça os dois irmãos – sobretudo o Planejamento, que é uma graça!

Obs.: O Planejamento brigou com a melancolia e até hoje eles não se falam.

2 comentários:

Daniel Savio disse...

E com a união destes três irmão podemos ir longe...

Bom texto Dai.

Fique com Deus, menina.
Um abraço.

disse...

Dá pra montar a árvore genealógica já, partindo da insatisfação como mãe da melancolia