sábado, 4 de setembro de 2010

As 4 Palavrinhas Mágicas

Quando somos crianças sempre escutamos dos nossos pais: "Você tem que usar as 4 palavrinhas magicas!".Elas são : Por Favor, Obrigada, Com Licença e Desculpa.
E quem estipulou isso? Quem criou as regras?
Realmente não faço a menor idéia.Acho que foi um grande mestre que para que seus discipulos o respeitassem as criou.E assim, ordenou que cada discipulo as pregasse a suas familias; e assim elas chegaram até nós.
Muito bonitinha essa lenda né?! Hehehe... A criatividade expansiva da Natália em ação!
A verdade é que o cidadão deve respeitar o outro, e cabe às instituições ( Familia, Escola, Igreja...) estimular isso. E a história das 4 palavrinhas, que na verdade seriam 5 , por que "Com licença" é uma expressão, mas voltemos ao que importa. É uma forma de educar as crianças, fazendo com que elas fiquem cientes das regras basicas da sociedade em que vivem.
Resumindo: Educação está relacionada com submissão.
"Devemos respeitar os mais velhos"; "Devemos honrar pai e mãe"; "Não devemos esquecer de lavar as mãos antes de comer"... As noções de respeito são impostas à nós, muitas vezes sem que saibamos o por quê. Quando crescemos entedemos o motivo de tantas regras, e o que gera desrespeitá-las. Mas enquando crianças não temos noção de causa e consequência.
Felizmente, hoje em dia, há um maior diálogo entre escola, pais e filhos. Não posso reclamar porque também tive, sempre me ensinaram a razão das coisas. Mas há uma grande parte da população que só acata a informação e não "digere". Isso pode gerar conflitos e causar grandes problemas, tal qual o da Suzane Von Richthofen. Mas acreditemos nas boas intenções e na feliz formação de nossas crianças.Só que pais e escola, não imponham educação mas sim ganhem respeito.

2 comentários:

Daniel Savio disse...

Realmente estas quatro palavrinhas abrem muitos caminhos...

Fique com Deus, menina Naty.
Um abraço.

Alline disse...

Penso que há muita gente, não importa a faixa etária, que desconhece essas quatro palavrinhas.