sábado, 11 de setembro de 2010

Litera..o que?


"A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio." (COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. 2. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978. p. 9-10)

     A partir da conceituação de literatura feita por Coutinho, começo meu texto dessa semana com uma confissão. Eu sou uma das muitas pessoas que, até pouco tempo, teve muita birra com a tal da literatura, muito por eu não conseguir entendê-la e por outro lado por ter tido professores que me fizeram entendê-la menos ainda. Apesar de sempre ter gostado de Língua Portuguesa na escola, o aprendizado em literatura se resumia em decorar as características de cada escola literária e ÀS VEZES sentir algum estranhamento por uma poesia bacana que o professor trazia em sala. A partir daí, não se poderia esperar um futuro muito promissor e muito menos que a pessoa que vos fala fosse escolher a faculdade de Letras para cursar (pois não foi o que aconteceu, heheh). Quando tive que escolher o que eu queria fazer, eu só sabia o que eu não queria ser, então, foi por eliminação.

     Atualmente estou no terceiro ano do curso Superior de Letras, e posso afirmar que foi difícil, mesmo na faculdade, mudar o preconceito de que literatura é difícil, chata e tal, porém, com influência de professores, amigos (né, Dai ?) e vontade própria também, isso está acontecendo.

     E como Coutinho também fala, as artes de um modo geral e, acredito, a literatura como destaque de todas essas, criam realidades novas que nos fazem ver o mundo de um jeito diferente, nos fazem refletir e alcançar estágios de plenitude que, sendo apenas humanos e sem influência dessas, a sensação de totalidade não seria possível.

2 comentários:

Daniel Savio disse...

Mas as vezes seguimos um determinado caminho só para apenas mudar o que não nos agrada, contudo a hipotese de compreendermos e apartir daí amarmos o que previamente odiavamos...

Hua, kkk, ha, ha, confuso no começo.

Fique com Deus, menina Laís.
Um abraço.

Ana B. disse...

O que me irritava ao estudar literatura é que a escola prioriza que você aprenda os movimentos literários e não incentiva tanto a leitura...

Mais uma vez ensinando a teoria e deixando a prática de lado.