domingo, 8 de maio de 2011

Violins


Tema da semana: indique uma banda/música

Violins é uma banda goiana, eu sou uma pessoa goiana, então faz sentido indicar Violins, né?

Né, e não é, porque Goiás tem muitas bandas, e Violins nem é a minha preferida,  acho que atualmente a minha preferida é Gloom,  e minhas preferidas anteriores, acho que já foram pro saco.

Violins foi minha irmã que  me apresentou, há muito tempo atrás, quando  a gente morava lá em Florianópolis. Conheci o disco Wake up and Dream, que é todo em inglês, e por isso não me foi muito convidativo, naquela época eu tinha muito preconceito contra bandas brasileiras que cantavam em inglês. Aliás, nessa época a banda se chamava Violins and old books, não sei se com o nome também mudou a formação, mas acho que não.

Depois disso, de volta a Goiás, conheci a  música Qual a criança, do disco Aurora Prisma, que eu acho bastante bacana, que foi seguido pelo meu preferido Grandes Infiéis,  que conta com as minhas músicas queridas: Angelus  (cujo vídeo vocês conferem abaixo),  S.O.S.,  Atriz , Il Maledito e Ok Ok.
Depois disso,  eu comprei um cd que não  me agradou e depois perdi o gosto por acompanhar a banda, embora tenha assistido mais umas duas apresentações dela, que hoje já não é figurinha tão frequente nos festivais locais, como era antigamente.

A música é bem bacana, as letras vão de originais a sem sentido, mas aprecio muito o "gosto pelo eu lírico"  que o vocalista costuma ter ao compor, creio que ele é o principal compositor, mas pouco me informei a respeito.

Mas, porque sempre existe um mas, alguns trechinhos lembram demasiadamente RadioHead, segundo  dizem alguns fãs de Radiohead... Ainda assim, a banda tem muitos fãs que são fãs de Radiohead. Falando em fãs..  Os fãs de Violins tem aquele perfil de fãs chatos típicos de coisas como Los Hermanos, Teatro Mágico e Chico Buarque (eu simpatizo com a música e os fãs dos três, mas vamos admitir, os fãs, em geral, são bem bitoladinhos). Dizem, também, que o vocalista é dono de um dos maiores egos de Goiânia Rock City, e olha que a disputa é acirrada, mas isso não importa, quando se trata de arte, o artista sempre dá muitas mancadas, e não podemos culpar a arte dele por isso.

Contudo, eu listaria trocentos defeitos, e ainda assim, valeria a pena ouvir Violins, por causa de músicas como Angelus, que nos fazem pensar, e falam de uma maneira muito agradável de assuntos que muitas vezes são tratados como tabu. Não sei quem entrou e saiu da banda nesse período, não sei quais as inclinações políticas, sexuais ou de vestuário de seus integrantes, só sei dizer que a música é boa, e vai comigo pra vida inteira.

Um comentário:

Daniel Savio disse...

Música bonita, mas algumas das música nos marcam por simplesmente lembra algo importante em nós...

Fique com Deus, menina Ana B.
Um abraço.