segunda-feira, 9 de maio de 2011

Life is wonderful, Rick!


O tema desta semana é indicar alguma música/banda.
Eu indico a música acima, não só por ser do Jason Mraz, que acho ótimo, mas por ser uma música com conteúdo, com espírito, com sentimento. Quando a escuto, chega a passar um “filme” em minha cabeça sobre uma pessoa especial que conheci.
Rick é seu nome - trabalhei com ele em um restaurante, onde era garçom. Por volta de seus 45 anos, Rick foi e acredito que sempre será uma das lições de vida e superação que mais me marcou.
Rick havia sido casado e tido três filhos – duas meninas e um menino. Uma de suas filhas, a mais nova, nasceu já com inúmeros problemas de saúde e vivera sua vida toda deitada em uma cama, dependendo de aparelhos para sobreviver. Cada aniversário seu era um dia triste para Rick, que dizia que era um ano a mais que sabia que sua filha estivera sofrendo. Creio que foi um dos únicos dias que o vi realmente abatido.
Como se não bastasse, em 2009, quando conheci Rick, fazia 2 anos que seu filho de 15 anos morrera de câncer. Rick estava separado de sua mulher, suas filhas viviam com a mãe em uma cidade próxima e ele vivia sozinho em um apartamento, com seu cachorro. As despesas com a saúde de seus filhos sempre fora muito grande comparada com seu salário – sinceramente, não sei até hoje de que renda ele se sustentava.
E para quem pensa que Rick era uma pessoa para baixo, pessimista, depressiva – coisas que seriam justificáveis, dada sua história –, se engana. Rick era iluminado! Vivia sorrindo, fazendo piadas, conversava com todos, era gentil, gostava de ajudar aos outros, contar histórias e adorava receber amigos em sua casa. Todas as senhorinhas que frequentavam o restaurante faziam questão de serem atendidas por ele.
Não é a toa que quando escuto essa música, lembro-me dele. Ele nunca deixou os obstáculos, os buracos, as lágrimas, o sofrimento, interferirem em seu modo de levar a vida. Nunca se deixou amargurar (pelo menos não por um tempo relevante). Ele utilizou de todo esse sofrimento para se tornar a pessoa ótima que é, com uma cabeça de se invejar. Ele teve seus tempos difíceis, mas aprendeu com eles. Não os esqueceu - isso jamais -, apenas não deixou que a tristeza dominasse sua vida.
Espelho-me muito nele. Espero sempre encarar os obstáculos como momentos de aprendizado e continuar achando a vida maravilhosa.

Um comentário:

Daniel Savio disse...

Realmente uma música boa de se ouvir, mas espero que muito aprendam com esta lição de vida que o Rick te ensinou...

Fique com Deus, menina Maya.
Um abraço.