sexta-feira, 15 de abril de 2011

"Porque de cerveja e mulher eu entendo!"

Foi aos doze ou treze anos que comecei a ficar chata. Não por causa da adolescência, mas porque nessa época eu realmente assistia TV e comecei a perceber qual era o nível das propagandas circulando na TV aberta.

Desde essa época eu praquejo por causa das propagandas de cerveja, pois durante muitos anos cerveja era associado a mulher. Mulher gostosa. Qual era a ideia: a de que mulheres e cerveja combinavam por serem gostosas e por serem conseguidas facilmente? Lembro de comentar com um amigo meu que mulher não gosta de bêbado nem de cara com barriguinha de cerveja, ainda mais agora quando estão cada vez mais exigentes.

Mas o que mais me chateava era que as próprias mulheres compravam a ideia e Juliana Paes, que não é exatamente o maior exemplo de emancipação feminina, foi "a boa" garota propaganda de uma marca de cerveja. Afinal, os bares estão recheados de bonitonas prontas para o flerte ou algo mais. E não há nada mais legal do que associar sensualidade à cerveja.



Felizmente a linha das propagandas de cerveja tem mudado, embora seja recente uma na qual um grupo de amigos está num churrasco e um cara "elogia" a irmã do amigo . O irmão fica chocado com o comentário (já que estavam falando da própria irmã), mas os outros concordam que agora eles estavam empatados, já que o irmão já tinha pegado a irmã do outro. Acho que no final, as propagandas de cerveja continuam estúpidas.

E eis o que me fica: Cerveja e mulheres, dois bens consumíveis. Até o último gole.

5 comentários:

Carolina disse...

Acho que os marqueteiros, ainda enxergam a cerveja como um bem de consumo exclusivo dos homens. Clari que eles são a maioria dos consumistas... Mas não exclusivos! E por isso fazem essas propagandas que (infelizmente) combinam com o universo masculino.
Uma pena!

Dai disse...

Eu lembro daquele propaganda que era um caranguejo mostrando a bunda. Lembro que foi proibida e disseram que foi por direitos dos animais, sei lá se foi isso mesmo, mas pelo menos era uma alternativinha engraçada.

Como a Carol disse, o público mudou, mas espero que eles não coloquem homens semi-nus achando que isso vai ser representativo. Propagandas de cerveja, assim como as de produtos de limpeza de vasos sanitários, deviam ser mais criativas.

=*

Marina disse...

Aquela propaganda da Skol, do buraco pra China, é muito boa. De vez em quando, eles acertam.

Insolente disse...

consumíveis por idiotas moldados pelas propagandas. ponto do brasil!

Ana B. disse...

É, propaganda de cerveja é de desanimar.

Eu gosto mto de Heineken, mas as vezes n tenho nem vontade de tomar, visto que a publicidade deles é praticamente direcionada só ao público masculino.