domingo, 1 de abril de 2012

Doce ou amargo?

Tema: E disse um mentiroso: prefiro uma amarga verdade à uma doce mentira.





Se você fosse à uma cafeteria e para variar pedisse um café expresso forte sem leite como você o tomaria? Beberia amargo ou colocaria açúcar, adoçante e afins (avelã, caramelo, chantilly...). O gosto pelo café varia, eu, por exemplo, prefiro amargo, forte e se, for para adoçá-lo, prefiro açúcar mascavo ou orgânico. Mas o fato é que cada um toma o café como quer' e como lhe parece melhor. Na vida não é diferente. Acredito que muitas pessoas dizem que açúcar faz mal e por isso preferem adoçante, mas a questão é que o sabor não é o mesmo. Às vezes a vida só parece boa porque está cheia de mentiras, não estou dizendo que adoro mentiras até porque como já disse adoro café amargo e forte, prefiro enfrentar a vida como ela é, mas vamos e venhamos, quem de vezes em quando não se cansa do óbvio? A vida sem açúcar perde a graça a endorfina, a serotonina, o prazer.

 Algumas mentiras parecem boas, pois queremos ouvi-las, enquanto as verdades parecem ruins porque as rejeitamos. Quem diz que adora a verdade como eu, acaba sofrendo muito mais do que quem aceita as mentiras, ou as falsas verdades, ou as verdades parciais, ou, vamos mais afundo, a omissão.

 As pessoas não estão preparadas para a verdade, quando estão frente a frente com a tal verdade, não sabem como reagir, simplesmente porque não somos ensinados a reagir positivamente às verdades. Se um alguém qualquer diz que se seu trabalho de mestrado não está bom ou questiona seus resultados, ou melhor, o método que você utiliza, o que você pensa? “Será que ele realmente sabe do que eu estou falando?” Por isso quando em trabalhos acadêmicos queremos a opnião de alguém sobre nossos trabalhos chamamos pessoas doutas no assunto, no entanto na vida as pessoas doutas não têm um título, não está estampado em seus currículos lattes e sim no seu modo de encarar as situações. 

 Não pretendo confundir as idéias de ninguém, entretanto a questão é que cada pessoa escolhe como quer o seu café, às vezes amargo às vezes doce, que de tão doce é intragável, mas o que quero expressar aqui é que não rejeitem o amargo da vida. Contudo, dito por alguém que saiba falar a verdade (douto), porque uma verdade mal dita também dói tanto quanto uma mentira não revelada. Mas enfim tem dias que eu tomo meu café amargo porque prefiro, em outros coloco açúcar e em outros ainda, uma vez no mês que antecede uma tal visita periódica, eu tomo com avelã... E assim a vida segue.

*Post da Raquel Cardoso, minha amiga, hoje convidada do blog. x)

Um comentário:

Lucão disse...

que paradoxo. como ter a vida doce tomando café amargo?
rs
Acho que a vida já é doce, igual mexerica caída do pé.
Mas aí, o pé de mexerica fica lá no fim do pomar e o de limão tá aqui no comecinho. Tem gente que nunca chupou mexerica só de preguiça.

:)