segunda-feira, 20 de junho de 2011

A Quermesse do Rosário

Tema: Datas e feriados comemorativos/regionais

Tem coisa melhor do que comida de festa junina e quentão/vinho quente? Adoro qualquer tipo de festa junina, mas tem uma em especial que, apesar da simplicidade, me encanta – a Quermesse do Rosário.

Ela acontece em uma pracinha quase em frente à casa da minha avó, de 10 a 13 de junho, todos os anos. É bem familiar, coisa de cidade pequena, em que o bairro todo participa. Minha avó sempre fazia a carne moída para os pastéis, meu tio até hoje cuida da barraca de churrasquinho, por onde se passa há pessoas conhecidas.

Desde que entrei na faculdade não tinha mais ido nessa festa, até por que há alguns anos ela tinha perdido um pouco desse “ar familiar”. Mas este ano consegui ir de novo e parecia que nada havia mudado. Os senhores das barraquinhas de comida eram os mesmos; as “tias” da barraca de pescaria também continuavam lá, com o mesmo sorriso e paciência; meu tio estava na barraca de churrasquinho; o Santo Antônio na porta da igreja da pracinha; o pastel continuava delicioso como sempre; e claro, passamos na casa da minha avó. Foi uma noite super simples e rápida, mas me fez tão feliz!

Às vezes nos esquecemos do por que existem os feriados religiosos ou o quê eles significam, mas acho que se trouxerem essa união, esse ambiente tão gostoso, valem a pena para nossos espíritos, mesmo que nem nos lembremos do lado espiritual.

Um comentário:

Elaine Gaissler disse...

Ô Mari, nem me fale em quanto valem esses encontros! Como sinto falta das festas juninas típicas que já vivi! Pra você vê que muito pouco pode ser tanto na nossa vida, né?!
Lendo seu texto entendi sua felicidade.
Abraço.