sábado, 18 de junho de 2011

Eu preciso de um computador!

     Tema: “A sociedade consumista favorece a corrupção”.
Gherardo Colombo

      Sim, um que enriqueça meus momentos de espera.
     Eu fico praticamente o dia inteiro fora de casa e quando fico à toa, ou a situação me obriga a ficar à toa, não dá para fazer muita coisa. Esse semestre mesmo, tive vários textos da faculdade só digitalizados e por não ter um notebook ao meu lado, eu tinha que ler em momentos alternativos nada agradáveis. Mas, será que mesmo tendo a plena certeza da necessidade desse aparelho ele é insubstituível? Ou estou sendo influenciada a pensar que preciso tanto assim dele? “Afinal, todas as pessoas ao meu redor têm um, e a vida delas é bem mais fácil por causa disso”. Será? Será que eu já não estou tão seduzida por essa ideologia consumista que já não consigo diferenciar e é bem mais fácil aceitar? Ou pior, será que essa opção me cabe?

     Pesando assim, eu temo pelas pessoas que já estão no nível dos consumistas a todo custo-nível 10, tipo “preciso-de-qualquer-jeito-desse-novo-ipad-para-fazer-parte-desse-mundo”!

     Eu acredito sim, que nossa sociedade consumista favorece a corrupção, no sentido de ser inaceitável você ter um carro com mais de dois anos de uso, um absurdo, inadequado, no mínimo. Inspirando, por conseguinte, desde os piores de caráter até os que acreditavam possuir uma índole invejável, a dar uma escorregadela volátil, que é logo esquecida ficando mais fácil na segunda, terceira, quarta vez que acontecer e, assim, se tornar um hábito.

4 comentários:

Daiany Maia disse...

Que foi? eu preciso-de-qualquer-jeito-desse-novo-ipad-para-fazer-parte-desse-mundo! Meeeesmo!

Eu não sei se é um impacto consumista, mas de fato eu acredito que você tenha que ter um notebook porque talvez dessa forma você dê muito mais atenção aos meus e-mails, recadinhos, msngs...e etc. =)

Compra um note? *-*

=*

Thaísa disse...

hahahahaha eu não ligo pro ipad mas com certeza eu PRECISO de um not!!!
Acredito que consumismo seja comprar as coisas por impulso, sem precisar REALMENTE delas...
Não acho que facilitar a vida seja um impacto consumista...
Um not realmente facilitaria muito...Pelo menos a minha, ja que eu estou ficando louca sem net!
Lá vamos fazer uma campanha?!Quem sabe agnt ganha!kkkkkkkkkk


=***

Samuel disse...

Mac, ipad, iphone, i-qualquer coisa, quem precisa disso, a vida é muito mais simples, essas maravilhas tecnológicas não me seduzem ao mínimo, não to nem ai me viro super bem com um Vaio, Galaxy, Android, to super bem; quem precisa da Apple? rsrs. Quem me dera ter qualquer um dos citados acima, isso inclui os criticados e com os supostos bens, rsrs. Sobre a corrupção para aquisição de tecnologia, creio que ela exista, mas não se prende apenas a isso, qualquer objeto de desejo, um mero título ou cargo, pode instigar sua busca, mesmo que seja por meios muito longe do politicamente correto.

Elaine Gaissler disse...

Oi Laís, acredito que há coisas que facilitam a vida, mas sim, elas podem ser substituídas, eu acho...
O que acontece muito é que, como vc disse, a sedução é forte e acabamos reproduzindo o discurso da necessidade extrema, o que nem sempre é caso extremo mesmo.
Daí ouvimos justificativas para o consumo exagerado e prioridades duvidáveis.
Abraço.