terça-feira, 22 de março de 2011

Que canoa? Que remo?


Sempre achei engraçadas as cenas onde alguém acorda depois de um tombo ou coisa parecida e se percebe num ambiente “estranho” indagando “onde estou?”, “quem sou eu?”... Embora eu imagine que na vida real isso não tenha a menor graça. Imagina a sensação de desamparo que deve tomar conta da pessoa!

Mas o que levaria alguém a ter atitude “onde estou?” sem a queda em si?! Por que aquele hit cabível para os dias de churrasco na laje “deixa a vida me levar, vida leva eu...” é transformado em filosofia de vida?

Por que pedir a vida que me leve se tenho os instrumentos para levá-la, e muito bem?!

É no mínimo assustador que uma criatura dotada de inteligência não perceba as águas conturbadas* (*leia-se: mundo cruel) atravessadas por todos, e ainda mais assustador que não se perceba na canoa da vida ou que o remo está em suas mãos...

Ignorar deliberadamente o remo ou a canoa não muda o fato de estamos atravessando as águas, o diferencial é que as companheiras que assumem o comando da sua canoa vão chegar onde querem, e aquelas das interrogações serão levadas pela vida enquanto vida lhes restar. Chato isso!

Um comentário:

Ana B. disse...

A canoa virou pq a pessoa nem percebeu q estava na canoa, né?

Isso é triste...

Entendo pessoas que se comportam assim em um ou outro momento da vida, afinal, remar cansa... e mesmo remando corremos o risco de ir parar em direção oposta a que planejavamos... mas passar a vida inteira sem tentar mudar o rumo da canoa é deprimente.