quinta-feira, 6 de maio de 2010

Perfeição




É até fácil falar de música depois de uma semana tão recheada de eventos musicais na cidade. A OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – esteve por aqui encantando os velhos conhecidos e conquistando novos ouvidos. Assisti duas apresentações, um concerto da sinfônica e um concerto de coro. Mas quero contar-lhes da orquestra, nunca desmerecendo as lindas vozes da OSESP com seu maravilhoso arranjos, que fique claro.

A apresentação aconteceu num parque ecológico em uma noite limpa e quente de domingo, acessível e disponível a todos. Muitos que foram levar os seus pequenos ao passeio costumeiro, depararam-se com uma orquestra inteira instalada no meio do parque e deixaram-se levar pela música. Outros que nunca saem de casa aos domingos a noite, meu caso, deixaram a preguiça de lado e foram apreciar a sinfônica num ambiente digamos que, mais informal.

Sentada na grama, como a maioria que estava por ali, era possível enxergar (e ouvir) a majestosa orquestra a minha frente, o céu com um luar impecável e sentir a harmoniosa integração da música com a natureza.

Até que minha atenção foi roubada.

Um grupo de crianças jogava um animado futebol exatamente na hora em que o maestro regia uma peça de Tchaikovisky. Incrível, não existiria no mundo trilha sonora tão perfeita. Naquele momento a música deixou de se integrar apenas com a natureza ou com os ouvidos dos habituados, e se integrou de corpo e alma com o futebol, com as crianças correndo, a bola rolando e, especialmente, com o meu coração.

Quando pensei em perfeição, começou a tocar Bolero de Ravel, desconhecida pelo nome, mas tão conhecida pela melodia. Deitei na grama ao lado da pessoa mais amada, ouvi seu coração e apreciei as estrelas. O universo se abria à minha frente, aquilo sim era perfeição! Que o mundo acabasse ali, eu me sentia plena e feliz.

2 comentários:

Daniel Savio disse...

Gostei mais da parte de ouvir a música embaixo da estrela com a pessoa mais amada...

Fique com Deus, menina Cah.
Um abraço.

Lucão disse...

que descrição mais gostosa!
até vi tudo. claro que do meu jeito.
cena de filme, tipo dos que fazem um cafunezinho na nossa cabeça, sabe? bom..
:)

beijos, Cah!
beijos, meninas!