domingo, 18 de abril de 2010

Prontos pra um repente?

Apesar de não ser possível pensar em intencionalidade do escritor, acredito que possa se pensar em intencionalidade do texto, pois para mim todo texto é um embate, uma provocação, uma modalidade que se serve para ação e reação. Todo texto é um desafio ao leitor.

E como todo embate, a dinâmica da ação depende do repertório dos combatentes, quais são as armas disponíveis, a habilidade e a disponibilidade para a luta. Sim, porque às vezes não podemos perder tempo em uma batalha porque há outras muito mais importantes para travar.

E atualmente há tantos ringues, rinhas e campos de guerra, que já não sabemos onde empunhamos nossa caneta-espada, onde usaremos nosso word-escudo, há infinitas coisas para ler, e outras infinitas para escrever.

Ademais, texto não é só um amontoado de frases, texto é "um todo de sentido", há disputas verbais, sincréticas, sonoras, imagéticas, há contenda de tudo quanto é tipo.

E não há melhor luta do que as travadas com palavras, pelas possibilidades que o texto pode ter, com a capacidade de explorar a multiplicidade de significados de um vocábulo.

E neste espaço da blogosfera são possíveis até os repentes, cantamos daqui e vocês respondem daí, através dos comentários.

Prontos para o desafio?






*Dai*

2 comentários:

Daniel Savio disse...

Sim, mas quero ver o que dá =P

Pois a Dai já começou bem.

Fiquem com Deus, menina Dai.
Um abraço.

Nara disse...

E você me deu um soco na cara com esse texto.
Acho que eu não desafio ninguém.

Beijo,
Nara