quinta-feira, 29 de abril de 2010

De Amélia à Mulher Multifacetada

Pela primeira vez escolhi, antecipadamente, um sub-tema antes de começar a escrever algo para vocês, decidi falar sobre Amélias. Então comecei a procurar uma figura que ilustrasse bem esse tipo de mulher no contexto do novo milênio, fiz algumas pesquisas e então deparei-me com uma infinidade de textos revoltados com a até então mulher de verdade. Textos contra aquela que opta por ser rainha do lar, mãe e amante com maestria, em detrimento do espaço no mercado de trabalho conquistado com muito suor feminino.

Definitivamente, a saudosa Amélia perdeu o posto de mulher de verdade. Então ficou a dúvida: para quem este posto foi passado?

Na minha visão este posto não pertence mais a apenas uma categoria de mulheres, a ele cabe a mulher que consegue ser todas em uma, aquela que tem o poder de abraçar o mundo sem deixar nada nem ninguém de fora, a quem gosto de me referir como mulher multifacetada.

Na luta feminina por espaço e voz na sociedade, mercado de trabalho, oportunidades, salários compatíveis e homogeneidade de tratamento, nossa maior vitória foi a opção de escolha. E muito melhor do que possuir o poder de escolher o papel queremos assumir na sociedade, é ter um lindo e gigantesco leque de opções em nossas mãos.

A cada dia podemos escolher entre ser Amélias, Helenas, Capitus, Pagus, etc. E assim somos todas em uma, formando a mulher multifacetada.

2 comentários:

Daniel Savio disse...

Mas as mulheres são todas estas personagens, mas no tempo da Amélia, elas poderiam apenas ser Amélias e não todas as personagens que elas são...

Fique com Deus, menina Cah.
Um abraço.

Nara disse...

Eu escolho ser a Capitu. Deixa?
Sou doida com ela!

rsrsrs

Pra ser só Amélia se eu posso ser muito mais?

Beijo,
Nara