quinta-feira, 5 de julho de 2012

O poder é nosso

Tema da semana: Qual é o papel da mulher na sociedade pós-moderna?
Estamos em 2012. Hoje a mulherada faz e acontece. Trabalhamos, apesar de ganharmos menos do que os homens, em muitos casos. Podemos escolher com quem vamos nos casar, se vamos nos casar e quando vamos nos casar. E se não der certo, podemos nos separar. Sem medo de sermos tachadas como uma "separada" e todos os cruéis adjetivos que podem vir por trás desse rótulo. E podemos até fazer a loucura de nos casarmos de novo. E de novo. Podemos escolher se vamos ou não ter filhos. E quantos, e quando. E com quem. Escolhemos além dos sapatos, das roupas e do corte de cabelo, todas as coisas da nossa vida. E as opção são muitas. Se multiplicam, assim como as cores de esmaltes disponíveis no mercado. 
Tá, não é bem assim. Ainda existe muita mulher que está presa ao machismo. Tem muita mulher que apanha do marido, que é abusada pelo chefe, que é controlada pelo pai conservador e ignorante, que sofre agressões na rua por usar uma saia curta e preconceito de todas as partes por cada escolha que faz. Mas a coisa já foi bem pior. E ainda que existam inúmeras formas de agressão e preconceito à condição feminina, existem meios de pedir ajuda.  Existem saídas. 
Ao meu ver, a maior conquista das mulheres até hoje é essa: o poder de escolha. Esse poder tem um valor imenso pra quem até alguns anos atrás, já nascia com a vida totalmente premeditada. Existia um roteiro certo do qual não podíamos fugir. Estudar apenas o básico, aprender a lavar, cozinhar, passar e costurar, no máximo. Casar, ter filhos, envelhecer ao lado do marido e morrer. Agora até podemos fazer isso, se quisermos. SE QUISERMOS! Essa é a grande diferença. 
Claro que com essas novas possibilidades de escolha surgem as consequências. E nós estamos aos poucos aprendendo a lidar com cada uma delas. Cometemos alguns erros, claro. Ainda pagamos alguns micos e nos perdemos às vezes, entre tantas cores de esmaltes opções que temos pela frente. Acredito que o mais grave deles é a tentativa de nos igualar aos homens. Achamos que seremos respeitadas quando aprendermos a coçar o saco. Mas isso é ilusão! Não precisamos ser iguais a eles. Pra que? Podemos ser mulheres e termos nosso lugar. Não precisamos ocupar o deles. Tem vaga pra todos nesse mundo. Nós temos o poder. Se eles quiserem, podem ficar com a força. 

2 comentários:

renatocinema disse...

Bela reflexão......concordo com dois pontos principais: mulheres que ainda estão presas ao machismo e a conquista do poder de escolha.

Parabéns pelo texto.

Abraços

Ana B. disse...

COm certeza temos mais opções, podemos sair correndo, por ex... kkk

Mas infelizmente, tenho 2 conhecidas "taxadas" de "separadas"... acho que algumas conquistas não atingiram todos... Alguns circulos sociais ainda são mto machistas, e algumas mulheres tem mta dificuldade de ignorar o julgamento e escolher ser feliz, apesar disso... Se deprimem,e mtas vezes pensam que nunca mais serão "normais", acredita? É triste! =(