terça-feira, 26 de junho de 2012

Uni-vos

Tema: livro ou autor

Cresceram juntos.  Tinham muitos planos. Mas as coisas não saíram como imaginaram na infância.  Não viraram “doutor”, e aos 28 anos, ainda moravam no mesmo bairro, ambos num “puxadinho” na casa de seus respectivos pais.

André, ajudante de pedreiro, casou-se, teve dois filhos com Silvana, e mais um que assumiu do primeiro relacionamento dela. E, das poucas coisas que ele ainda fazia como no passado, jogava futebol no campinho no fim da rua e lia até bula de remédio.

Crispim, eletricista, ainda namorava Antônia, sua primeira namorada, pensava em pedi-la em casamento, mas queria ter mais condições financeiras, não queria a mesma vida que seu amigo André. Até tornou-se líder na obra onde ele e seu amigo trabalhavam há dois anos, mas já não era mais o mesmo, andava criticando a moleza dos operários; achava que a situação em que viviam era culpa disso, inclusive, um discurso bem parecido com o dos “chefões”; não jogava mais com os amigos no campinho, precisava das horas extras para pagar o carrinho semi novo que comprara em cinquenta quatro vezes.

André, que vira sua vida em cada linha do livro que ganhara do estagiário de engenharia da obra, sublinhou a última frase, e repassou o livro ao seu amigo Crispim:


“PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!”*




*do livro: O Manisfesto Comunista. Karl Marx e Friedrich Engels

Nenhum comentário: