sábado, 23 de junho de 2012

Questão de perspectiva

Tema: Relativismo

Tudo é relativo, não há uma verdade absoluta. É assim que eu guio minha vida, assim que sigo pensando há um certo tempo. Procuro não generalizar, não levar a minha verdade ou a do outro como única, mas também não menosprezo  o que o outro pensa para priorizar o que eu acho. Não dá pra ser 8 ou 80 sempre.

Quando falo em TUDO não é uma simples generalização. A relatividade (ou o relativismo, se preferir) está presente na nossa vida diariamente. Ontem fui questionada se quando perco a confiança em alguém essa nunca mais volta. Respondi sem pensar duas vezes que DEPENDE da pessoa, da situação. Tá aí um exemplo de como nossas relações são movidas por aquilo que é relativo. Outros diriam que não perdoariam, que confiança não se quebra, muito menos se reconquista. É a verdade deles, quem sou eu pra ir contra isso, não é mesmo?

Uma conhecida está com um namorado que viajou para o exterior ontem e desde então não para de chorar. Para ele é algo muito legal, foi visitar parentes, conhecer uma terra nova. Para ela tem sido o fim ficar aqui , diz que tudo lembra o moço e que não sabe como vai passar esses trinta e poucos dias. Uma viagem, duas pessoas, duas situações. Dois lados de uma mesma moeda.

Falar sobre relativismo também tem muito a ver com essa questão de perspectiva, de como pessoas distintas enxergam a mesma situação. É uma questão de ponto de vista, de cultura, de vivência, acredito eu. 

Nenhum comentário: