terça-feira, 7 de agosto de 2012

Forma X Função ou seria Cotidiano X Essência



Tema: Como o fato de a gente estar inserida numa cultura machista faz com que tenhamos uma visão distorcida sobre nós mesmas.

Nesta primeira semana de faculdade, tivemos um debate sobre forma x função, eu tinha que defender a forma e até o momento estamos ganhando, mas transferindo esta ideia para o tema desta semana eu me pergunto: “Cotidiano X Essência” o que realmente nós seriamos? Por que afinal de contas estamos inseridos em um cotidiano, em um tipo de vida de pensamentos e de atos, muitas vezes, aliás, na maioria das vezes, totalmente distintos da nossa real essência; e como lidar com isso? Como caminhar com isso de uma maneira que demonstre às outras pessoas que isso não é uma forma de agressão ao outro e sim apenas a sua forma de ser, diferente, único!?


Difícil responder estas perguntas por que se pararmos para analisar até o presente momento quase ninguém tinha pensado neste assunto, muito menos na pauta que ele daria, às vezes não observamos ao redor, não vemos a força que nós fazemos para nos adequar ao meio que vivemos, única e exclusivamente por que ainda não encontramos uma maneira de fazer com que o meio aceite a essência, então seria mais fácil se adequar ao que temos?
Se for fácil ou não, eu realmente não sou a melhor pessoa a dizer, mas que muitas vezes é mais fácil remar a favor da maré... Ah isso é!

Enquanto você
Se esforça pra ser
Um sujeito normal
E fazer tudo igual...

Eu do meu lado

Aprendendo a ser louco
Maluco total
Na loucura real...”



Raul Seixas – Maluco Beleza


3 comentários:

Jéka disse...

Mas é mesmo verdade, acabamos por vezes escondendo nossa essência para sermos aceitos em nosso cotidiano. Prezados são aqueles que estão sempre por perto que acabam por fim vendo como somos mesmo.

Daiany Maia disse...

Seja bem-vinda!

Você tocou num ponto que eu não tinha pensado, se a gente se esforça tanto por se adaptar ao que esperar pra gente, a gente podia se esforçar do mesmo jeito, só que para aceitarem a gente da maneira que somos, a essência, como vc disse.

Se adaptar às expectativas não é mais fácil e mesmo assim é o caminho que seguimos!

beijo

Shirley disse...

Gostei muito do seu texto Talita e acho que de forma alguma podemos perder nossa essência, mas vivemos em um mundo que matamos um leão por dia e em certas situações ou dançamos conforme a música ou as batidas nos leva nos deixando sem direção...