quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Você é muito bonita pra ele

Tema: Como o fato de a gente estar inserida numa cultura machista faz com que tenhamos uma visão distorcida sobre nós mesmas.




Quantas vezes você já ouviu essa frase: "Fulano é muito bonito pra cicrana" ou "Beltrana é bonita demais para Deltrano?" (tá, o Deltrano eu inventei agora mas você entendeu).

Provavelmente, não foram poucas as vezes, talvez você mesmo tenha feito essa comparação. Sabe o que é isso? Ah, não responde burrice agora porque agora você já está tendencios@ na resposta!

Sou capaz de generalizar que todo o tipo de preconceito tem como base o status, e com o machismo não podia ser diferente. E esse ainda é um machismo pouco percebido mas que tem origem antiga, rememora o dote, a recompensa. 

Já pensou bem o que raios essa frase quer dizer? "É muito bonito pra ela"? E?????? And? 

"Ué, quer dizer que um é mais bonito que o outro", sim, e o que mais? E daí? Conclua a frase, por favor. O que as pessoas realmente querem dizer com isso? Que por um "ser mais bonito" que o outro isso o faz melhor? Torna o outro menos merecedor? O que? 

Sim, porque não é só uma constatação. Não é um "o vestido dela é verde". Não é a frase pela frase, há toda uma  intenção de sentidos aí. 

Eu nem vou entrar no mérito, apesar de estar tentada a fazê-lo, de perguntar "bonito segundo quem", sim, porque nossa noção de beleza é mais tosca que a própria frase, tem gente que gosta de tudo o quanto é tipo de coisas, sabe? Gente que tem fetiche por pinta, cicatriz, pneus, tatuagens, piercings, músculos, seios grandes/pequenos/médios com bico ou sem bico, gente que gosta de nerd e gente que gosto de tipões. Mas a questão que nivelaram, as revistas ditam um tipo de beleza e a gente vai acreditando dia após dia. Hoje é impossível se gostar de "um feio" porque as pessoas não aceitam. "Não é possível que XXX goste mesmo del@, olha só pra el@".

Só que gosta sim, e acha bonit@, e são felizes. Ninguém deveria ser muito bonito pra ninguém, porque isso nem deveria vir ao caso.

Agora comenta aí, quantas vezes você ouviu: "Fulano tem caráter demais pra beltrano"?

Feio mesmo é usar outra pessoa com muleta pra ter status. Status esse fajuto e que só pessoas fajutas também se importam.


Obs.: Homens também sofrem com o machismo, eles também tem que atender de outra forma, geralmente o status do homem está ligado a grana, posses, a mulher é "beleza".

Nenhum comentário: