segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Assumir


Tema: Como o fato de a gente estar inserida numa cultura machista faz com que tenhamos uma visão distorcida sobre nós mesmas.



















“Agora é hora de você assumir
e sumir”

Não é novidade para ninguém e a frase é dita por aqueles que possuem a personalidade inconfundível: seja você mesmo. Não parece difícil ser e dizer parece mais fácil ainda, viver como realmente somos deveria ser confortável, simples, seria usar de maneira saudável, feliz e satisfeita o corpo que desfilamos por aí. Seria estar em paz com os pensamentos que formam nosso comportamento e agir de acordo com o que chamamos de nossos valores.
Assumir o que somos sem dúvida alguma nos traz certa paz interior, o sentimento de que estamos sendo sinceros com o mundo e principalmente com o que chamamos de eu, mas ainda assim, por teimosia “natural” do homem, por preocupação cultural e preconceitos formadores de opiniões massificadas, preferimos esconder, mentir e fingir, e isso tudo, sem nem mesmo perceber. Colocamos a máscara e cumprimos um papel social, e só assim somos aceitos, só assim somos classificamos como seres possíveis de respeito.
Acontece que ser e existir de jeito diferente daquele que é padrão é quase uma missão impossível. Crescemos ouvindo que homem não chora, que menina brinca de boneca, que menino brinca de carrinho, mulher bonita é aquela que possui traços brancos, cabelos dourados e lisos, que homem tem que ser forte, que mulher é descontrolada, homem é racional, homem gosta de futebol, novela quem assiste é mulher, que o homem manda, a mulher obedece, que azul é cor de menino, que rosa é cor de menina. A gente cresce ouvindo que normal é pessoas do sexo feminino ter relacionamentos com pessoas do sexo masculino. Regra é regra, conceito é conceito, pré conceitos são pré conceitos e não saia por aí fazendo o contrário, pois o errado é você. Seu papel é um, seu papel não pode ser outro. Seu lugar é este, seu lugar não pode ser outro.
E aí, quando você resolve se assumir como gente, o que te espera? Braços abertos? As comparações já estarão sendo feitas, pois os padrões já existem. Então talvez, ao se assumir, você precise sumir também. Ser invisível e não ser notado como aquele que é “diferente”. Porque vai incomodar, vai doer sair para ir trabalhar pela manhã e ser observado por olhares ditadores, formadores de opiniões, olhares que julgam cada passo, cada escolha que pensam que você faz. Vai doer defender o que é seu. Vai ser difícil olhar no espelho, sentir o coração, se relacionar, se aceitar. Afinal, querendo ou não, você também foi criado nessa sociedade, você também julga e olha torto. Você também tem umbigo. 

Nenhum comentário: