sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Do Lixo para o Luxo




Sabe aquela garrafa de Coca-cola vazia que você jogou fora? Então, ela pode se tornar arte!
Lixo é um problema sério. Por exemplo: cada paulistano produz por dia uma média de 1,05kg de lixo, um pouco acima da média nacional, que é de cerca de 800 gramas por dia. Pode-se calcular então que um paulistano irá produzir até o fim de sua vida cerca de 25,68 toneladas. Os números do lixo são ainda maiores em países desenvolvidos, onde o consumo é maior, um nova-iorquino produz em média 1,77 kg por dia (40 toneladas até o fim da sua vida).
E o que fazer com todo esse lixo? Reciclar!
Varias ONGs e grupos estão se especializando nisso. Transformando o que antes era "sujeira"em obra de arte.
A Recicloteca, por exemplo, é um centro de informações sobre reciclagem e meio ambiente, criado pela ONG Ecomarapendi. Ela atua desde 1991 no Rio de Janeiro e tem como intuito o reaproveitamento e a reciclagem de lixo. Possuem site próprio e nele mostram seu trabalho e abrem para contatos; o site é : http://www.recicloteca.org.br .
Um exemplo mais conhecido é a abertura da Novela Passione da Rede Globo. Vemos vários resíduos e objetos velhos e sujos, mas quando a imagem é ampliada, percebemos que esses objetos formam uma reprodução de um quadro.
A criatividade é a base de tudo. Saber aproveitar o que temos e dar um bom rumo a isso é muito importante. A matéria-prima é um mero detalhe se formos capazes de enxergar além dela.
Então crianças, toda vez que olhar para o lixo reciclável na sua casa, pense que ele pode se transformar numa obra-prima!



2 comentários:

Daniel Savio disse...

Naty, o certo seria se reduzimos o consumo (e por conta o volume de lixo gerado), mas já vi obras de artes criadas com pneus...

Senão me engano, foi criado um veleiro com garafas plasticas que está cruzando o mundo para divulgar a poluição por estas garrafas.

Fique com Deus, menina Naty.
Um abraço.

Daiany Maia disse...

Gostei muito de conhecer essa ONG, vou procurar mais sobre ela.

Eu já conhecia o trabalho desse artista (da abertura da novela), ele já fez trabalho interessantíssimos, pena que a criatividade dele não alcançou a produção da novela, sem gracinha sem gracinha :P

beijo