sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Cadê a Balança?



Eu estou gorda? Olha essa gordurinha aqui! Nossa como estou uma baleia!!!!!!
Sem recorrer a alguma estatística posso afirmar que uma ou todas essas frases já foram pronunciadas por uma mulher. Mas, existem aquelas que exageram na dose. E se tornam obsessivas pela magreza, adquirindo mais tarde anorexia nervosa.
O que é isso?
A anorexia nervosa é classificada como uma doença psiquiátrica, do grupo dos transtornos alimentares. As pessoas afetadas por ela se recusam a apresentar um peso considerado normal para sua idade e altura. Pessoas com anorexia apresentam um medo muito grande de ganhar peso e têm uma visão alterada de sua imagem corporal.
E quais são os sinais?
-Perda de peso em um curto espaço de tempo;
-Alimentação e preocupação com peso corporal tornam-se obsessões;
-Crença de que se está gordo, mesmo estando excessivamente magro;
-Parada do ciclo menstrual (amenorréia);
-Interesse exagerado por alimentos;
-Comer em segredo e mentir a respeito de comida;
-Depressão, ansiedade e irritabilidade;
-Exercícios físicos em excesso;
-Progressivo isolamento da família e amigos;
Ultimamente as doenças psiquiatricas estão assumindo as preocupações dos medicos, elas afetam mais pessoas e em uma gravidade maior do que as "fisicas"; e podem gerar problemas fisicos.
Onde estamos gente? Vivemos em "bolhas de vidro", não nos relacionamos intensamente e desconhecemos nós mesmos, assim acabamos criando monstros e vivendo essa realidade macabra, gerando muitas vezes um mal fisico, tal como a anorexia.
Vamos viver o real, e nos apaixonar. Chega de "crises existenciais"!






Um comentário:

Daniel Savio disse...

Senão me engano, na novela Viver a Vida apresentou o problema de anorexia alcoolica, que para mim foi a pior de todas, pois junta os transtornos de anorexia e alcoolismo...

Fique com Deus, menina Naty.
Um abraço.