sexta-feira, 27 de agosto de 2010

'Natureba"

De acordo com recente estudo realizado pelo Ministério da Saúde brasileiro, que abrangeu todas as capitais do país,incluindo o Distrito Federal, há dados alarmantes sobre os fatores ligados às doenças crônicas, às mortes precoces, ao excesso de peso, ao sedentarismo e à hipertensão arterial: -43% dos adultos de todas as capitais brasileiras estão acima do peso, sendo que 11% deles têm obesidade.
- A obesidade também atinge 10% das crianças brasileiras e as leva a ter doenças de adultos, como diabetes e hipertensão.
Vamos mudar esses dados, mas ser saudável como?
Podemos listar várias opções, dentre elas, uma boa alimentação.
Como é uma refeição saudável? O que contém?
É aquela que tem todos os alimentos que necessitamos. Deve respeitar as preferências individuais e valorizar os aspectos culturais, econômicos e regionais. Assim, é importante que seja saborosa, colorida e equilibrada. Para termos uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários ao pleno crescimento e desenvolvimento físico e para a manutenção da saúde, é preciso variar os tipos de alimentos, consumindo-os com moderação.Como por exemplo: Nutrientes, carboidratos, proteinas e até gorduras.
Aqui vai uma receitinha de comida saborosa e nutritiva:
Panqueca de Espinafre Light
Rendimento: 12 porções Por porção: 174 calorias
Ingredientes para a massa: • 130 g / 1 xícara de chá de farinha de trigo • 1 xícara de chá de leite desnatado • 3/4 xícara de chá de água • 1 ovo • 1/4 colher de chá de sal (opcional) • margarina light, o quanto baste para untar
Modo de preparo das panquecas: Coloque todos os ingredientes num recipiente e misture bem com uma colher. Deixe a massa descansar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio. Para fazer as panquecas: pegue uma frigideira antiaderente e pequena, e leve ao fogo alto. Coloque uma colher de café de margarina light sobre a frigideira e espere derreter. Retire o excesso do produto com um papel-toalha.
Ingredientes para o recheio: • 200 g / 1 maço de espinafre • 500 g de ricota • 2 colheres de sopa de azeite • 1 dente de alho picado • 1 pitada de noz moscada • sal e pimenta do reino à gosto
Modo de preparo do recheio:
Comece lavando muito bem as folhas de espinafre. Leve uma panela com água para ferver. Acrescente os espinafres e cozinhe por 4 minutos. Retire os espinafres da água e esprema para retirar o excesso de líquido. Coloque-os sobre uma tábua e pique com uma faca afiada. Reserve. Leve uma frigideira ao fogo baixo e acrescente o azeite. Coloque o alho picado e refogue. Acrescente o espinafre reservado e mexa bem. Tempere com sal e pimenta do reino. Desligue o fogo. Coloque a ricota, o espinafre e a noz moscada num recipiente e misture bem com uma colher até ficar homogêneo. Utilize essa mistura para rechear as panquecas.
Fontes: http://www1.unimed.com.br/portal/download/rs/Cardapio_Alimentacao_Saudavel_final.pdf http://vidasaudavel.powerminas.com/o-que-e-alimentacao-saudavel/ http://vidasaudavel.powerminas.com/page/7/?s=caloria http://www.unimed.com.br/pct/index.jspcd_canal=51043&cd_secao=50998&cd_materia=298609

Nenhum comentário: