segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Cozinhar para relaxar

Como meus pais sempre trabalharam fora, passei grande parte da minha infância com minha avó e, como a maioria das avós, ela passava várias tardes na cozinha fazendo guloseimas. Mas minha família sempre gostou muito de cozinhar. Com meu pai, aprendi a apreciar e ter a curiosidade de conhecer novos pratos e sabores. Meios diferentes de fazer um prato, diferenciando em molhos e apresentação. Já com minha mãe aprendi a escolher frutas e legumes e picá-los de forma correta, além de aprender mais sobre a culinária chinesa. Com uma família assim não é de se surpreender que eu adore cozinhar. É uma sensação boa descobrir novas receitas e testá-las, fazer algo que outras pessoas possam apreciar também. É incrível ver como a comida pode ajudar naqueles dias que nada tira seu mau humor, ou quando está cansado e só precisa relaxar, ou ver aquele sorriso no rosto de alguém ao experimentar algo gostoso. Nada como um chocolatinho para nos livrarmos do nervosismo, ou um drink para relaxar um pouco. Posso dizer que cozinhar é terapêutico. Ver aos poucos vários ingredientes se juntando e formando algo delicioso ou diferente é muito legal! Mesmo que às vezes tenha seus momentos de stress, como aquela calda que endureceu demais e agora você não consegue tirar da panela, ou aquele molho que não deu certo e você vai ter que fazer de novo, o resultado final sempre traz a satisfação de ter conseguido completar aquele prato e que agora você pode degustar e aproveitar os frutos do seu trabalho. É uma delícia ligar o som, abrir uma garrafa de vinho e aos poucos ir preparando tudo e sentir sua cozinha se enchendo com aquele cheiro delicioso do molho fervendo. Imagina fazendo isso com o seu amor? Depois ainda vocês terão um jantarzinho romântico. Super romântico e sexy! Ou com seus amigos, conversando e bebendo algo, é super divertido e ainda rende aquele rango legal. Quem conhece sabe como é bom e, para quem nunca tentou, que tal uma receitinha básica e gostosa para começar? Para isso, vou deixar aqui uma receitinha básica de mousse de maracujá (o primeiro doce que fiz quando era mais nova): 1 xícara de chá de suco de maracujá (retirado da fruta) 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite ½ envelope de gelatina sem sabor 5 colheres (sopa) de água Sementes de maracujá Penere a polpa dos maracujás até obter uma xícara de chá de suco de maracujá, reserve as sementes da polpa das frutas. Hidrate a gelatina sem sabor com as 5 colheres de água e leve ao microondas por 15 segundos. Reserve. Coloque no liquidificador a lata de leite condensado, a de creme de leite, a xícara de suco de maracujá e a gelatina sem sabor aquecida. Bata até o mousse criar uma consistência cremosa e homogênea. Despeje o creme em um refratário de vidro e decore com um pouco das sementes de maracujá. Cubra o mousse com papel filme e deixe na geladeira por 4 horas. Sirva.

7 comentários:

Laís Costa disse...

Olha Chen, adorei a receita,porém, acho que já que vc se dá tão bem na cozinha, nada mais justo do que vc fazer esse mousse de maracujá pra gente, hein?!!
Acho que todas as meninas concordam comigo, não é meninas ? hehe..

Bjo, adorei o texto, tbm gosto de cozinhar as vezes.

Daniel Savio disse...

Uia, tentanção, mas sou um desastre em cozinha, ¬¬'...

Fique com Deus, menina Chen.
Um abraço.

Daiany Maia disse...

Eu acho mesmo que a gente tem que fazer uma coisa,ora essa, depois vc viaja e a gente fica orfãs!

=**

Andréa disse...

Ai que facil, adorei! Eu estou começando a gostar de cozinhar, estou aprendendo algumas receitas... O filme Julie e Julia me inspirou e tb estou curtindo a Nigella. Bom, chega de conversa, vou testar e depois eu digo! Bjs!

http://meuprojetopiloto.blogspot.com/

Geisa disse...

Chen,
Adorei o post!! Vou testar a receita e depois conto no que deu! ;)
Bjos

Alline disse...

Realmente não gosto de cozinhar, mas adoro mousse de maracujá. Vou tentar essa receita, pois fiquei com água na boca. ;)

Chen disse...

Laís,
Que bom que você gostou do texto ^^
Eu adoro cozinhar, principalmente doces hehehe
Sim! quando eu tiver a oportunidade faço para vocês meninas!
Beijos!
__________________

Daniel,
Ah mas não custa nada tentar, aos poucos você pode virar até um grande chef!
Beijos!
____________________

Andréa,
Que bom! Espero que esteja curtindo bastante ^^ também adoro o filme Julie e Julia!
Testa sim e depois me fala.
Beijos!
_______________________

Geisa,
Sim sim, se gostar depois te passo outras receitas.
Beijos!
________________________

Alline,
Sim sim, espero que goste do mousse. =D

Beijos!