quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Irmandade Masculina



Entre várias outras, existe uma qualidade que eu admiro muito nos homens. Eles são mais leais que nós mulheres. Pelo menos entre eles, são capazes de guardar segredos e firmar parcerias mais sólidas do que as femininas. Vou contar uma história que ilustra um pouco do que vou falar. O caso aconteceu com alguns amigos, dos quais eu vou preservar os nomes já que se trata de um assunto um pouco delicado. Havia um casal de namorados. O cara era músico e fazia free lancer em uma banda. Certa vez, a mulher do cantor viu a namorada desse músico em atitude suspeita com outro rapaz e ficou desconfiada de que ela estava o traindo. Encucada, ela resolveu tirar a história a limpo e confirmou o fato. Aquela menina que ela conheceu no camarim dos shows de seu marido estava realmente tendo um relacionamento fora do namoro. Imediatamente ela correu aos ouvidos do marido e contou tudinho que tinha visto e a posterior confirmação. O cantor, apesar de não ser assim tão amigão do referido músico, logo tratou de alertar outro músico que também fazia parte da banda e era mais íntimo do tal corno. E assim os caras se reuniram e deram a notícia para o pobre rapaz. Resultado: o cara quase teve um ataque do coração e foi-se por água abaixo um namoro de anos.

Não vou entrar no mérito da traição da moça, porque esse não é o foco. A questão que me vem à cabeça é bem mais simples: se o caso fosse do tal músico estar traindo sua namorada e o cantor tivesse conhecimento disso, será que ele contaria à sua esposa, com a finalidade dela alertar a pobre menina que não sabia de nada? Duvido muito!  E ainda, se esse camarada que foi traído tivesse conhecimento que o cantor havia se relacionado com uma fã, por exemplo, em algum dos tantos shows que faziam sem a presença das esposas e namoradas, será que ele contaria à esposa que ficara em casa assistindo a novela das oito? Duvido mais ainda! E mais uma possibilidade: se a mulher do cantor soubesse de uma possível traição por parte do músico, seu marido jamais a deixaria contar a ninguém. Ele a ameaçaria. E ela, coitada, continuaria exibindo o sorriso amarelo pra menina no camarim como se nada tivesse acontecido. Em todas as possibilidades, a lealdade masculina conta muito mais. A irmandade masculina é invencível.                     

É por isso que tem muita mulher que prefere amizades masculinas que femininas. Os homens são leais feito cães. E nem precisam ser amigos de infância para compartilhar um segredo. Eles se entendem melhor que nós mulheres. Não sei se é por medo de magoar a colega de trabalho que não dizemos a verdade quando ela nos questiona sobre o novo corte de cabelo. A gente até tenta dizer que poderia ter ficado melhor. Mas dizer que ficou um desastre, nem pra melhor amiga. Nós mulheres estamos sempre querendo competir umas com as outras. Não é mentira aquele papo de que mulher se veste pra outra mulher. Esse deve ser um dos males dos quais ainda não conseguimos nos libertar: não somos amigas. Não temos a capacidade de olhar pra outra e enxergar uma parceira. Enxergamos as outras mulheres como adversárias. Isso nos afasta e só nos prejudica. Ganhamos rivais enquanto os homens colecionam chegados. É esse o nosso erro. No dia em que aprendermos a ser mais companheiras, seremos mais tranquilas. Nos tornaremos mais confiantes e seremos mais leves.

Nenhum comentário: