terça-feira, 8 de junho de 2010

Escultura...

Escultura...

Tentativas tridimensionais e palpáveis... criação! Há vários tipos de delas... estátuas humanas ou de outros seres imaginários, esculturas abstratas, artefatos, as de alto relevo - muito usadas para decoração de igrejas e castelos, máscaras... Muitas delas nos permitem reviver, imaginar momentos ocorridos há milhares de anos.
Não listarei aqui as esculturas mais famosas, belas e curiosas. Porém, indico ao leitor que faça uma busca e vá de encontro a essas maravilhas tocantes. Não vai se arrepender e passará momentos de surpresa e encantamento.
O curioso é que esculpir é uma maneira de materializar a imaginação, tornar concreto, palpável e compartilhado algo escondido em alguém... uma ideia que só passa a existir para o mundo quando o seu criador a compartilha, um belo que só se toca quando alguém se abre à força criativa e proporciona ao mundo esse descobrimento.
Alguns dizem que esculpir é quando a pessoa cria, se coloca no bruto para que ele se transforme em algo finalizado e trabalhado, belo aos olhos de alguém. Outros, dizem que a escultura já existe no material a ser esculpido e que o trabalho do escultor é apenas mostrá-la ao mundo.
De qualquer forma, acredito que seja uma das formas como o homem brinca de Deus... Como essa arte toca você?

2 comentários:

Daiany Maia disse...

Geisa,

Sabe que eu não me lembro de nem uma em especial? De ter visto? É claro que tem as famosonas, mas essas eu não vi, de verdade..rs

Agora, tem os corpos esculturais...esses valem?
=P

beijo

Lucão disse...

é, tb estou com Dai. por infeliciade, ainda não tive o prazer e a paciencia pra admirar. ótima dica!

As esculturas que mais me familiarizo estão materializadas em textos mto bem construídas, palavra por palavra... rs
:)
beijos!