sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A arte da [des]obediência

Tema: Relação chefe e subordinado.


Para mim é muito aquela questão da obediência e da sua irmã "má", a desobediência. Em primeiro lugar, é preciso saber obedecer - principalmente se um dia se quer mandar. Em segundo, é preciso saber quando desobedecer, porque ser desobediente é, por vezes, essencial.

Nem sempre o seu superior é realmente superior, ou seja, ele nem sempre sabe o que é melhor ou tem as melhores ideias ou administra bem. Isso porque, antes de ser seu chefe, ele é humano. E aí a gente já sabe como funciona.

Aconteceu certa vez de um chefe meu cometer um erro. Um erro grave. Eu e outros colegas percebemos e eu, tomando a frente, delicadamente coloquei o problema. Ele não assumiu o erro, defendeu-se como pôde e eu também não bati de frente, simplesmente mostrei o que estava errado. Ele passou algumas ordem para nossa equipe seguir com o projeto e decidimos que era hora de desobedecer. E fizemos muito bem, como sabíamos que faríamos: ele não percebeu e conseguimos livrá-lo de problemas futuros (porque inegavelmente a responsabilidade era dele e cairia sobre ele).

Independente de obedecer ou não, acredito que é sempre bom pensar sobre as ordens e tarefas que nos são dadas. Ser vaquinha de presépio é sempre um risco alto, mais alto do que escolher não fazer o que é pedido.

Um comentário:

renatocinema disse...

Perfeito. Aleluia, primeira vez que concordamos essa semana. kkk.

A responsabilidade pode ser do "chefe" mas cai sobre nós.