segunda-feira, 18 de julho de 2011

Amizade hipócrita

Como o tema dessa semana acabou como desabafo, vou contar o que anda me incomodando bastante nos últimos tempos - pessoas que insistem em amizades que não existem.

Há vários tipos de pessoas como essas, mas as que mais me irritam são aquelas que não te veem há anos, não te ligam, não fazem questão nenhuma de te encontrar, não sabem mais nada sobre sua vida e, de repente, quando lhes parece conveniente, te mandam e-mails e mensagens sobre o quanto te amam e sentem sua falta. Você, inocente, acaba caindo nessa balela de novo e dá mais uma chance. E novamente, tendo a segurança de ter você como "amiga", a pessoa some. Não importa se você estiver precisando dela, se quiser sua amizade de verdade, sua companhia, se quiser ajudá-la, ela simplesmente some.

Não entendo o que se passa na cabeça dessas pessoas. Não sei se querem apenas mostrar para os outros que continuam tendo amigas, ou se no mundinho delas a amizade é assim - sazional. Não precisam saber e participar da vida da amiga, não precisam apoiá-la ou repreendê-la, não precisam compartilhar e serem ajudadas, não precisam se ver, se falar...basta apenas um recadinho de vez em quando explicando o quão ocupadas andam para serem amigas de verdade.

Amizade pra mim tem que ser completa. Não preciso viver colada com minhas amigas, nem falar com elas todo dia. Mas sei que, não importa o que se passe na minha vida, elas não serão jogadas para o "décimo plano". Pelo contrário, é essencial sentir que participam de minha vida e que participo das vidas delas.

Enfim, só não aguento mais tanta hipocrisia em um relacionamento tão legal quanto a amizade.

6 comentários:

Rossana disse...

Mari!
E como tem gente assim, não é mesmo!?
Ainda bem que sempre tem os que de fato são amigos de verdade! E é a esses que devemos dedicar nosso tempo, aos que realmente valem a pena!
Bj =)

PriViotto disse...

Bem tem que se levar em consideração como ela sumiu. Se só ela te envia mensagens, ai sim é froids ela realmente tem o direito de sair da sua vida, você não está sendo amiga, apenas respondendo um recadinho que recebeu.
É preciso aquela coisa: os dois lados precisam de atenção, não um apenas.
A amizade nunca acaba pq estão separados ou distantes, apenas se adormece.
Um amigo nunca deixa de gostar de outro, isso é ilusão de quem vê o mundo com os olhos da maldade e rancor.

Posso estar sendo genérica em meu comentário, mas precisava dar minha opinião.
Talvez não seja hipocrisia, mas sim apenas depressão, se você não é totalmente aberta para a pessoa, ela se afastará.
Enfim, chega já escrevi demais.
Daqui a pouco ninguém entende de tanta informação.

Bjs, boa semana!

Vitoria Nicassia disse...

kkkk tem uns que me aparecem que eu nem lembro e vem falando como se tivéssemos uma grande intimidade, poupe-me. Com cordo plenamente com o texto, não suporte gente assim sinceramente... Por isso sou chata mesmo com algumas pessoas, odeio simpatia demais, porque dependendo como vc fala com uma pessoa dessa acha que já somos grandes amigos. Pelo amor. to fugindo de gente assim. estou feliz com os meus amigos, poucos mas verdadeiros, éh.

Unknown disse...

Infelizmente algumas amigas que eu considero muito, se afastaram nos últimos anos porque a vida de todo mundo mudou muito. Eu me mudei de cidade, comecei a trabalhar 8 horas por dia e nos fins de semana procuro estar com minha mãe e meu namorado. Algumas amigas também se mudaram, outras se casaram e se mudaram e com isso, fica muito difícil se manter próxima. Procuro contar com a ajuda da internet para estar em contato com todo mundo que faz falta na minha vida, mas entre tantas coisas a fazer em pouco tempo, é inevitável que uma ou outra se distancie. Reconheço que eu mesma sumo de vez em quando, a culpa no meu caso é das duas partes. Mas fico feliz em saber que em qulquer momento que uma de nós precise, mesmo que longe, a outra estará pronta para ajudar, apesar de fazer muita falta os bons momentos que passamos juntas quando podíamos estar mais próximas. O fato é que muitas "amizades" vão passando, de tempo em tempo, mas sempre há as que ficam, que estão conosco há muitos anos e sabemos que são verdadeiras e é com elas que, perto ou longe, sempre poderemos contar!

Mari disse...

Não sei se vou conseguir me explicar direito. Tenho muitas amigas distantes, mas que tenho certeza que posso contar sempre, que se importam com nossa amizade. Mesmo que nos falemos só uma vez por ano, quando nos falamos parece que nada mudou, a amizade e cumplicidade continua a mesma.

O que me incomoda são pessoas que são distantes por opção. Simplesmente por não fazerem questão de cultivar a amizade ou por achar que podem te tratar de qualquer jeito, que vc, boba, vai continuar esperando por ela quando ela precisar. Continuo sempre esperando por quem me importo,por quem sinto que é sincera, mas há pessoas que me só me dão motivos para duvidar.

Não sei se consegui me explicar bem de novo, mas é mais ou menos isso aí!haha

Daiany Maia disse...

É, eu acho que há distanciamento e há o descaso, essas amigas que se recusam a ir no bar não merecem nosso confiança, né Dona Mari? rs

beijo