sexta-feira, 29 de julho de 2011

Achados e perdidos

Tema: Perda

Fui ao hortifruti com a minha mãe no sábado passado e estacionei o carro longe para variar - dirijo relativamente bem, mas estaciono deveras mal. No trajeto de volta entre o hortifruti e o carro, o saquinho das beterrabas estourou e elas foram caindo e rolando pelo caminho - felizmente não eram muitas e fui hábil o bastante para recolhê-las, mesmo carregando outros trilhões de sacola e, posteriormente, abrindo o porta-malas. E foi então que pensei: se João e Maria tivessem feito uma trilha de beterrabas, eles nunca teriam se perdido. Mas aí também não teriam tido história...

Perder tempo, a fome, cabelo, o chão, o jogo, o caminho, paciência, dente, a vergonha, a luta, chaves, ônibus, chances, virgindade, fôlego, dinheiro, entes queridos, peso... Há inúmeras coisas que a gente pode perder e acaba perdendo vez ou outra. Mas e quando a gente se perde? O Morrissey canta:

Everybody's lost
But they're pretending they're not

E acho que todo mundo se perde em algum momento da vida. Eu já me perdi  algumas vezes e achar o caminho de volta nem sempre é fácil - ao menos nunca foi para mim. Mas será que quando a gente se perde o ideal é achar o caminho de volta? A gente se perde quando perde alguém, seja porque faleceu  seja porque não nos quer mais - o fato é que foi embora. A gente se perde quando perde o emprego. A gente se perde quando perde as esperanças.

A gente se perde com as perdas de nossas vidas. Quando as coisas mudam e é preciso recomeçar. Mas recomeçar mesmo? Se perder pode ser bom porque - quando a gente não surta - acaba parando pra pensar: Onde diabos eu estou? E o que vou fazer agora?

Da última vez que me perdi, acho que nem com uma trilha de beterrabas parrudas eu acharia o caminho de volta, mas quem se perde precisa de tempo. Às vezes até de uns chacoalhões, mas essencialmente tempo. Quem se perde não fica necessariamente alheio, porque a vida continua - seja qual for o baque. Porque dá para aprender com a perda - e com o fato de estarmos perdidos e isso se faz, creio, lidando com o novo...

... ou não também. Conheço pessoas que parecem que sempre estarão perdidas: não sabe quem são, não sabe o que querem e não se preocupam com isso - nem são menos felizes por isso.

 Em vez de pensar que se perder é um problema e nas coisas que podemos perder, prefiro pensar naquelas que ninguém pode tirar de nós. E sim, elas existem e aos montes.

Um comentário:

Ana B. disse...

Então.. as vezes a gt se perde, precisa achar o caminho de volta, mas por uma trilha diferente da que a gt usou pra se perder, entende?

Talvez voltar pro mesmo lugar, que significa volta a se sentir bem como antes, mas de um outro modo... Eu acho.