domingo, 25 de março de 2012

Vencedores da Idade

Tema da semana: Terceira Idade 

Eu sempre tive muito gosto em lidar com gente idosa. Embora minha paciência não seja das maiores, e as vezes eu precise de um tempo ausente para recarregar as energias, eu acho os idosos sempre bonitinhos, sempre com cara de gente que já cansou desse mundo, que já viu de tudo e ainda assim tem coragem pra continuar; enquanto eu, que não vi metade, vivo querendo abortar a missão... 

Há alguns anos atrás tive minha primeira grande decepção vinda de gente velhinha, minha mãe aproveitou a oportunidade e me disse: “gente ruim também envelhece, minha filha”. Desde então olho com um pouco mais de crítica essas pessoas tão simpáticas, mas confesso que dificilmente encontro algum que não ache fácil de amar.

Uma das idosas que tem residência fixa no meu coração, é uma das pessoas mais difíceis que já conheci nessa vida, mas ela já não é tão difícil quanto já foi... Tenho visto que as marcas do tempo fazem dela uma pessoa melhor, que o coração dela tem estado mais aberto, que o orgulho de omitir os erros deu lugar a uma vontade imensa de compartilhar a experiência... Ela não perde tempo com as pequenezas que ocupam o tempo de muita gente nova, com o que os outros vão pensar, por exemplo. 

Conheci outros idosos tão exemplares quanto ela, ou até mais. Não convivi com nenhum idoso cuja experiência eu pudesse desprezar, até o senhor malvado que envelheceu, me ensinou muita coisa... E se tem gente que vira as costas pra quem envelheceu, porque acha que são “estorvos”, é dessa gente que eu quero fugir... Talvez essas pessoas toscas envelheçam e saibam ver a vida de outra maneira... Mas enquanto agirem assim, são estorvos pra mim, pois me lembram que o mundo não é um mar de rosas, de gente com coração grande e coisas legais pra ensinar.


“Olha estas velhas árvores, mais belas

Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas... ”



Um comentário:

renatocinema disse...

Bela imagem para um bela reflexão.