sábado, 3 de dezembro de 2011

O que está acontecendo?


2011 foi o ano do Facebook. Milhares de pessoas migraram do Orkut para lá, ou aqueles que não usavam mais a ferramenta do Google resolveram dar uma chance à  rede social criada por Mark Zuckerberg  também.

Uso o Facebook desde o ano passado, mas minha conta é “antiguinha”. Confesso que tive e ainda tenho resistência quanto a ele, não publico mil coisas no meu mural, só links que eu gosto. Tinha meu Tumblr habilitado para que as postagens fossem direto pra lá, mas o bichinho do bom senso me picou e eu tirei esse aplicativo.

Mas o intuito do texto de hoje é perguntar: o que está acontecendo com o Facebook? De uns tempos pra cá vejo mil e um compartilhamentos de “em Goiás é assim”,O melhor do melhor do mundo” e mais recentemente ainda fotos contendo pedofilia, escatologia, aborto (ou bebês abandonados), pessoas violentadas. Tudo isso é COMPARTILHADO, ou seja, fulano clica e distribui aquele tipo de conteúdo para os contatos. Então eu me pergunto: quem, em sã consciência, acha que a foto de uma criança ESPANCADA, sangrando, conscientiza a respeito da violência infantil?

Não bastasse isso ainda vemos ideias preconceituosas, opiniões que nem precisariam ser divulgadas, ali, piscando em nossa página.

Você me diria que é simples excluir as pessoas e seus compartilhamentos, cancelar assinatura ou sei lá o que... Mas para muitos um simples excluir pode causar quase uma terceira guerra mundial. As pessoas se sentem ofendidas se você cancela a assinatura delas, mas não pensam que nos sentimos ofendidos com esse excesso de cultura (?) inútil explodindo na nossa cara o tempo todo. Não é fácil.

Desculpem o desabafo. 


3 comentários:

renatocinema disse...

Entendo que como tudo na vida tem um lado positivo e um negativo.

O orkut, facebook e todos os derivados seguem igualmente nessa questão.

Elaine Gaissler disse...

Acho que alguns são imunes "às picadinhas do bichinho do bom senso". rsrs

Mas realmente não tá fácil não!

Abraço.

Mari disse...

Ótimo texto, muita gente deveria ler pra ver se melhora aquele facebook!