sábado, 7 de agosto de 2010

Start-stop-Start


O que eu acho massa é saber que ainda existem pessoas que pensam no bem estar do nosso planeta. Não sei se por interesse próprio ou coletivo, o que importa é o resultado alcançado que atinge ambos os interessados.
Um exemplo ?

     O mundo automobilístico. Esse tem feito inovações consideráveis em seus motores em prol do meio ambiente. O foco são os carros elétricos e os que, mesmo utilizando-se de combustíveis poluem menos.
     Os modelos elétricos existem desde a invenção dos automóveis, porém, sua construção em massa não foi viável, pois não existia uma fonte de energia eficaz. Hoje em dia já existem baterias mais eficientes como as de lítio que são usadas em marca-passos, por exemplo, e que duram anos.

Alguns modelos elétricos:






Volt, da GM que começará a ser vendido nos EUA. Foi lançado no salão do automóvel/2008 em Sampa City.







Leaf, da Nissan. Será lançado no final do ano no Japão, Europa e EUA.








I-MiEV, da Mitsubishi. Ainda está em teste no Japão.








Smart Eletric Drive. Já está sendo comercializado, mas não em grande escala.




     
     Como perceberam, nenhum deles chegou aqui. Porém, tem um que chegará logo. É o Smart Híbrido, ele possui a tecnologia mhd que é capaz de desligar o motor do carro toda vez que ele cai para uma velocidade inferior a 8 km/h e o motorista está pressionando o pedal de freio. Ao retirar o pé do pedal, o motor é ligado novamente em uma fração de segundo. E com isso tanto o dono do carro quanto o planeta saem ganhando já que o sistema acarreta em uma economia de combustível e reduz as emissões de poluentes. O sistema é extremamente fácil de operar e pode ser desabilitado por uma tecla no console central. Essa função chamada de start/stop é bastante recomendada, porém, para o regime de uso no trânsito urbano. Apenas esse recurso é capaz de me­lhorar, dependendo do ciclo de utilização, de 10% a 20% o consumo de combustível deste modelo (http://www.folhadealphaville.com.br/artigo/?id=9610).


     Essas inovações já são palpáveis, porém, são frescas e se elas serão bem aceitas e/ou viáveis só o tempo  dirá. O legal, como eu disse, é que pelo menos tem pessoas que estão querendo mudar o cenário do mundo.

Nenhum comentário: